sexta-feira, abril 30, 2010

Marina Fala no seu Blog sobre Invasões de Terras e MST

Marina opina sobre invasões do MST
Postado em 30/04/2010 por Marina

Há uma demanda legítima pela democratização da terra no Brasil. Movimentos sociais não devem extrapolar o Estado de Direito, mas não são apenas eles que fazem isso. Confira a opinião da Marina sobre o tema das invasões de terras.




do blog da Marina
http://www.minhamarina.org.br/blog/

quinta-feira, abril 29, 2010

Depois de entrevista em Washington, entrevista em Curitiba


Preparação para entrevista
Upload feito originalmente por msilvaonline



Perguntas feitas durante a entrevista coletiva `a imprensa em Curitiba

Postado em 29/04/2010

Acompanhe as perguntas e respostas registradas durante a coletiva concedida pela Marina nesta manhã (29) em Curitiba.

1. Marina anuncia seu licenciamento do Senado.



2. A senhora criticou o projeto de Belo Monte e a realização do leilão. O que a senhora vê como alternativa no Brasil em relação a energia e se a senhora acha que o país tem um deficit de energia?



3. Eu queria saber mais detalhes sobre elaboração de plano de governo e a sua opinião sobre a criação de mais ministérios, particularmente sobre a criação do Ministério da Segurança.



4. Quais são as expectativas de crescimento de bancada federal e estadual e do desempenho da sua candidatura aqui no Paraná?



5. Com relação ao seu afastamento do Senado, a senhora falou que é para fazer uma revisão programática no partido, o que seria isso?



6. A senhora concordou com as declarações de Ciro Gomes de que a Dilma é muito menos preparada do que o Serra?



7. A senhora já conversou com o Ciro sobre o apoio à sua candidatura? A senhora acredita que os votos dele vão migrar para a senhora?



8. O Brasil viveu este ano muitos desastres ambientais. O que falta para resolvermos esses problemas?



9. O Copom fez mais um aumento na Selic. Por favor, comente a decisão do Copom e fale sobre a proposta da senhora para a questão dos juros no Brasil.



10. A senhora têm encontros com empresários, evangélicos e com o meio acadêmico e o mesmo acontecerá em Londrina.Essas são as áreas que a senhora pretende reforçar daqui para diante?



11. Em relação a Belo Monte, a que a senhora atribui o apego do governo a esse projeto e por que a senhora acha que a não candidatura de Ciro Gomes é uma perda para a democracia?



12. Como o PV estuda possíveis alianças no Paraná?



13. Como a senhora vê a revisão da Lei da Anistia?



Tags: anúncio, belo monte, ciro, ciro gomes, coletiva, copom, dilma, empresários, energia, entrevista, evangélicos, lei da anistia, leilão, licenciamento, meio ambiente, paraná, partido verde, plano de governo, PV, selic, senado, serra


PARA ESCUTAR AS RESPOSTAS ACESSE :


http://www.minhamarina.org.br/blog/2010/04/coletiva-de-imprensa-em-curitiba/

domingo, abril 25, 2010

Dia da Terra em Washington ao fundo o Capitólio


No fundo o Capitólio
Upload feito originalmente por msilvaonline



Discurso de Marina Silva em Washington nas comemorações do Dia da Terra



Marina escreve em seu twitter:

"Foi muito proveitoso estar nos EUA durante a celebração do Dia da Terra, o reencontro com Cameron e as reuniões com membros da equipe Obama."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Terra

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Osmarina_Marina_Silva_de_Sousa_Vaz_de_Lima

sexta-feira, abril 23, 2010

Com Alfredo Sirkis


Com Alfredo Sirkis
Upload feito originalmente por msilvaonline


Alfredo Sirkis, jornalista, escritor,vereador e presidente do Partido Verde do Rio de Janeiro, escreveu em seu Twitter:

"Estou em Washington, preparando a visita de Marina. O Dia da Terra vai ser em espaço aberto. Aguardam cem mil pessoas. Pequeno problema, ...esta chovendo e pode chover no domingo. Cacique Cobra Coral e São Pedro precisam se redimir...É uma chance de fazê-lo na terra do Obama.S. Pedro se mexeu. Abriu o tempo em Washington. Se fizer sol no domingo esperam 250 mil pessoas para o Dia da Terra em que Marina vai falar.Participam o Sting, o Jimmy Cliff, o James Cameron, o Jesse Jackson, o ex-presidente da Costa Rica, Figueres, a chefe da EPA Lisa Jackson.Será naquela enorme esplanada de Washintpon do lado oposto ao do discurso de Luther King, mais perto do Capitólio. Se fizer sol vai bombar!!

Marina terá reuniões com Lisa Jackson, chefe da EPA (Enviroment Protection Agency, Agencia de Proteção do Meio Ambente, fundada em 1970.)

http://en.wikipedia.org/wiki/Epa

e Nancy Sutley, da Casa Branca, as 2 pessoas chave de Obama para meio ambiente e clima.",

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Terra

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfredo_Sirkis
http://www.sirkis.com.br/index.shtml


Marina: de Roraima para evento em Washington

de O Estado de S.Paulo
A senadora, ex-ministra do Meio Ambiente e candidata do Partido Verde (PV), Marina Silva, é outra convidada nos festejos do aniversário da demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol. Mas ela não vai cruzar com o presidente Lula, pois só poderá desembarcar em Maturuca depois que o serviço de segurança do Planalto liberar o espaço aéreo.

Da reserva, a candidata volta para Brasília, onde deve ficar até sexta-feira. No sábado, ela desembarca na capital dos EUA para participar das comemorações do Dia da Terra. Marina é uma das estrelas de um encontro, em Washington, sobre meio ambiente e economia, no fim de semana. A candidata do PV será uma das oradoras do evento - que vai juntar o diretor Martin Scorsese, o ator Leonardo Di Caprio e o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore. Em debate, mudanças climáticas, fontes de energia renovável e a geração de empregos em setores do desenvolvimento sustentável.

Mais informaçõ es sobre a Reserva Raposa Serra do Sol
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raposa_Serra_do_Sol


http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Osmarina_Marina_Silva_de_Sousa_Vaz_de_Lima
Marina Silva Direto de Washington.Domingo 25 de Abril de 2010 Dia da Terra

domingo, abril 18, 2010

Todo dia era dia de índio, não apenas 19 de Abril




Every day, not only April 19
Upload feito originalmente por Kaká



Curumin Chama Cunhatã

de Jorge Ben Jor


Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis

Pois todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio

Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril

Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis

Pois todo dia era dia de índio
Todo dia era dia de índio

Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril


Curumim Chama Cunhatã


sexta-feira, abril 16, 2010

Assinando Carta de Protesto contra a Construção da Usina Hidrelétricade Belo Monte no Rio Xingú


Kamirra Waura, líder das mulheres Waura, assina carta de protesto que sera entregue esta semana em Brasília.

Foto: Greenpeace/Marizilda Cruppe/EVE
Upload feito originalmente por Greenpeace Brasil

James Cameron at a press conference to stop Belo Monte Dam

quinta-feira, abril 15, 2010

Volta Grande do Rio Xingú/ Usina de Belo Monte

O avião do Greenpeace sobrevoando a região onde o "Programa de Aceleração do Crescimento" PAC, do governo Lula, pretende construir a Usina Hidrelétrica de Belo Monte sobre o Rio Xingú, a terceira maior do mundo e a segunda maior do Brasil
A Justiça Federal de Altamira, no Pará, aceitou ontem um pedido do Ministério Público Federal e suspendeu o pregão da obra e sua licença prévia.




















http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrelétrica_de_Belo_Monte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_de_Aceleração_do_Crescimento
01
Upload feito originalmente por Greenpeace Brasil

Belo Monte: solução burra para o país

Notícia - 1 fev 2010
"Belo Monte é uma resposta medíocre para o desafio de gerar energia para o país", afirma Marcelo Furtado, diretor executivo do Greenpeace no Brasil.

Do ponto de vista ambiental, ela repete erros que o país cometeu no passado, alagando áreas de floresta relevantes para construir mega hidrelétricas. Itaipu afogou o Parque Nacional de Sete Quedas na década de 1970. Quarenta anos depois, Belo Monte vai provocar um desmatamento de 50 mil hectares em zona de mata, ainda razoavelmente conservada, em pleno coração da Amazônia.

O processo de liberação da obra mostra também como o licenciamento ambiental no Brasil andou para trás. Danem-se as necessidades técnicas e científicas do pessoal do Ibama que analisa os impactos de grandes obras no Brasil. Os recentes governos brasileiros fizeram muito para desacreditar o trabalho que envolve o licenciamento de grandes obras. Lula levou esse comportamento ao extremo e o transformou em refém dos seus desejos.

É Lula, e não a lei, quem agora define seus prazos. Qualquer resistência é recebida pelo presidente e seus ministros com uma ironia burra acerca da complexidade do trabalho dos técnicos. O argumento central é que a conservação da natureza atravanca o desenvolvimento. As 40 condicionantes impostas pelo Ibama para mitigar os efeitos ambientais da obra apenas aliviam os imensos impactos sociais e ambientais da obra. E seriam dispensáveis se o governo recobrasse os sentidos e percebesse que Belo Monte é uma obra desnecessária.

"Belo Monte também é símbolo de uma visão de desenvolvimento defasada", prossegue Furtado. "Ela não agrega novas tecnologias, não embica o país para o futuro. É uma obra de cimento e aço, típica do século que passou. Além de antiga, Belo Monte vai operar com um alto nível de ineficiência." Longe dos principais mercados consumidores do país, a energia gerada em Belo Monte terá de ser enviada às regiões Sul e Sudeste do Brasil, produzindo enormes perdas.

Um estudo do Greenpeace realizado em 2007 com a assistência do Grupo de Energia da Universidade Politécnica da USP (GEPEA - USP) mostra que é possível atender à demanda de energia do país até 2050 com investimentos em geração que passem ao largo de tecnologias de grande impacto ambiental, como grandes hidrelétricas, usinas nucleares e termelétricas movidas a carvão ou óleo diesel. A ausência desses dinossauros energéticos seria suprida com a utilização de fontes de geração de energia renováveis modernas como eólica, biomassa e solar.

O cenário desse estudo aponta para uma produção de energia em 2050 em que a geração hidrelétrica responderia por 38% das necessidades do país. O restante viria de biomassa em suas diferentes formas de cogeração (cascas e bagaço, óleos vegetais e biogás), com 26% da geração total. A energia eólica entraria com 20% da geração e os painéis fotovoltaicos contribuiriam com 4%.

A matriz seria complementada com 12% de geração termelétrica a gás natural - que apesar de mais poluente do que qualquer geração renovável, ainda representa uma redução de emissão em relação às termelétricas a carvão e óleo combustível, completamente eliminadas da matriz nesse estudo do Greenpeace, juntamente com os reatores nucleares.

Assista ao vídeo dos povos indígenas do Xingu, projetado pelo Greenpeace no prédio do MME:

Além de claros benefícios ambientais, o estudo conclui uma matriz com esse perfil, mais moderno e menos dependente de apenas um tipo de geração de energia, também traria benefícios econômicos para o país, uma vez que seu custo completo, de R$ 537 bilhões, é R$ 117 bilhões menor que os cálculos do custo da matriz de referência usada pelo governo em seu Plano Nacional de Energia (PNE) para 2030.

No lugar de uma Belo Monte na Amazônia, o Brasil deveria por exemplo investir na criação de uma Belo Monte de vento no Nordeste, que gerasse empregos mais condizentes com o século 21 e desenvolvimento industrial de baixo carbono e alta qualidade.

"A usina de Belo Monte é uma prova, sobretudo, de como o Brasil enxerga o futuro pelo espelho retrovisor", diz Furtado. "Ao invés de pensar a Amazônia como uma região para a expansão de mega usinas hidrelétricas, o governo deveria planejar o seu desenvolvimento de olho na floresta como um ativo de interesse mundial, que tem influência fundamental para o futuro da regulação do clima no planeta e que presta óbvios serviços ambientais à agricultura nacional."

Marina Silva no FSM por Carlos Stein

O que é o Forum Social Mundial? Consulte
http://www.forumsocialmundial.org.br/main.php?id_menu=19&cd_language=1

MOVIMENTO MARINA SILVA aliança de cidadãos por um Brasil democrático e sustentável





Chico Mendes Vive
Upload feito originalmente por Marina Silva a cara do Brasil

http://www.movimentomarinasilva.org.br/



http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Mendes






quarta-feira, abril 14, 2010

PSOL VAI DE MARINA SILVA PARA PRESIDENTE

"

Roda Viva com Marina Silva
Upload feito originalmente por Televisão Cultura
Por 13 votos a 3, a Executiva Nacional do Psol deu cartão verde na tarde de anteontem para o início das negociações formais entre a legenda e o PV com vistas para 2010. A proposta de criação de um canal de diálogo com os verdes nasceu do empenho pessoal de Heloisa que, amiga de longa data de Marina, considera a ex-ministra do Meio Ambiente a melhor opção para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Não há dúvida de que Marina é a melhor (candidata) para o Brasil“, assegurou.

Entre os motivos para não tentar a Presidência da República no ano que vem, a ex-senadora explica que sua eventual candidatura prejudicaria o desempenho de Marina Silva nas urnas. “Nós ajudamos a candidatura dela ao não apresentar uma candidatura nossa (do Psol)“, ressalta. A última pesquisa de intenções de voto da CNI/Ibope indica que em um cenário com as duas pré-candidatas Marina angaria 4%. Sem a ex-senadora no páreo, as intenções de voto no PV sobem para 8%.

Eu me sinto honrada como mulher e mãe tendo a oportunidade de votar em uma mulher como ela“, rasgou em elogios. Heloísa, contudo, fez uma ressalva: “Mas não dou meu voto para qualquer mulher“, afirmou, desferindo alfinetada contra a pré-candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Em tempo: o PSOL demonstra equilíbrio e maturidade com a atitude de apoiar a Senadora Marina Silva a Presidente. Pois uma candidatura própria do PSOL só dividiria os votos dos eleitores mais a esquerda do país e, em tese, faria o partido deixar de eleger Heloisa Helena ao senado (ela é a favorita em Alagoas). De quebra Marina Silva tem mais capacidade de agregação, tem mais chances de crescimento eleitoral que Heloisa, portanto ajudaria a fortalecer os candidatos do PSOL pelo Brasil a fora.
" Noticiado pelo jornal "O Povo" de Fortaleza



http://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Silva
http://en.wikipedia.org/wiki/Marina_Silva

segunda-feira, abril 12, 2010

Sam Grahan-Felsen fez História


Sam makes tory
Upload feito originalmente por drumtoo
O jornalista americano Sam Grahan-Felsen, foi diretor da área de blogs da campanha online do candidato democrata Barack Obama, coordenada pela Blue State Digital. Em entrevista exclusiva à ISTO É, Grahan-Felsen conta que "mais de três milhões de doadores individuais contribuiram cada um com pouco mais de U$100, resultando num montante de U$500 milhões". Segundo ele " as campanhas nos Estados Unidos eram marcadas por grandes doações de um grupo de interesses, mas Obama rompeu com essa tradição."Com base na experiência americana, Grahan-Felsen acredita que em pouco tempo a televisão deixará de ser fundamental nas campanhas eleitorais. Quem assumirá seu papel, é claro, será a internet."

Sam Grahan-Felsen esteve no Brasil há duas semanas. Mais
informações na entrevista`a Cláudio Dantas Sequeira, página 4 da Revista ISTO É 2109 de 14/4/2010.

quinta-feira, abril 08, 2010

Jorge Drexler


Jorge Drexler
Upload feito originalmente por Lívia Stumpf



Lançado o último disco de Jorge Drexler " Amar la Trama"





Jorge Drexler está orgulhoso com a política de seu país de origem, o Uruguai, a eleição do presidente José Mujica que tomou posse em 1 de março de 2010. A prioridade do seu governo será a educação, "para cada aluno um notebook".Mujica foi Ministro da Agricultura do ex-Presidente Tabaré Vasquez.
http://es.wikipedia.org/wiki/José_Mujica

http://www.jorgedrexler.com/

segunda-feira, abril 05, 2010

O Florecer das Cerejeiras em Washington

Primavera no Hemisfério Norte.


O Festival Nacional do Florecer das Cerejeiras acontece de 27 de Março `a 11 de Abril em Washington DC.

"Washington abriga as sedes dos três braços do governo americano, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Além disso, a cidade abriga também as sedes do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da Organização dos Estados Americanos, entre diversas outras instituições nacionais e internacionais. Assim sendo, Washington é palco frequente de grandes protestos populares e demonstrações políticas, que ocorrem principalmente no National Mall.

Washington, além de ser um dos mais importantes centros políticos do mundo, é também um pólo turístico, e educacional. Dentre seus monumentos e atrações, encontram-se a Casa Branca (residência do Presidente dos Estados Unidos), o Capitólio (sede do Congresso), a Biblioteca do Congresso, o Monumento de Washington, e o Memorial de Lincoln. Universidades renomadas como a Universidade George Washington, Universidade Georgetown e a Universidade Americana tem seus campus localizados na cidade."

Mais informações em:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Washington,_D.C./

http://en.wikipedia.org/wiki/Washington,_D.C.

http://www.nationalcherryblossomfestival.org/cms/index.

domingo, abril 04, 2010

Chocofest 2010 Gramado


Chocofest 2010 Gramado
Upload feito originalmente por Jorge Drumm



Semana Santa em Gramado

Com ampla programação religiososa e, também lúdica, para os adultos e para a garotada, evento chega ao seu final no próximo domigo, dia 04/04

Primeiro evento do Brasil ao unir as celebrações religiosas da Morte e Ressureição de Cristo com o universo lúdico e mágico dos coelhos, a Páscoa em Gramado deverá contabilizar até domingo 300 mil pessoas. A estimativa é do secretário municipal de Turismo, Gilberto Tomasini. Segundo o secretário, o eventose caracterizou por atrair as famílias. "Temos visto que os pais tem vindo com suas crianças para a cidade".

TERRA DO CHOCOLATE - Para a Páscoa de 2010, a Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco) produziu 1.300 toneladas da guloseima, montante que representa 50% da produção anual da cidade. O período pré Páscoa abriu cerca de 700 vagas temporárias, um aumento de 60% no número de empregos disponibilizados para a comunidade. Em Gramado estão instaladas 13 empresas chocolateiras, oito delas são sócias da Achoco. Conforme José Schneider, presidente da Achoco, a estimativa do setor é de que ocorra um incremento de vendas na ordem dos 10%.

http://www.chocofest.com.br/

http://www.gramadosite.com.br

http://www.gramado.rs.gov.br/

Páscoa em Canela


IMG_9380
Upload feito originalmente por Ernani Marques Fotografia



20ª Semana Santa Decoração alegre e atrações inéditas
A infância será contemplada com minibrinquedos que resgatam brincadeiras antigas, desconhecidas por algumas crianças, como amarelinha, túnel, gangorra, escorregador, labirinto e outros, nos quais os pequenos poderão interagir e brincar de verdade ao longo da Avenida Oswaldo Aranha.

Na chegada a Praça João Corrêa, a Praça da Páscoa, o "coelhão" indica onde é sua casa, com um florido jardim onde irão estar também os artesãos de Canela comercializando suas peças exclusivas, na Páscoa Arte.

O coelho padre e seus fiéis, carregados de fé e esperança, estarão caminhando rumo a Catedral de Pedra, na Rua Felisberto Soares, em busca da celebração do bem maior do mundo, "A Vida", que deve ser vivida em sua plenitude e com sabedoria.

Mensagens que fazem bem a humanidade, valores atualmente um pouco esquecidos, com palavras bíblicas, que deveriam estar presente no dia a dia das pessoas, como a verdade, justiça, fé, sabedoria, luz, vida, misericórdia, paz, humildade, esperança, alegria e amor estarão completando o clima que Canela colocará no centro da cidade.

O projeto é da DuoArq e Secretário Municipal de Turismo Ditmar Bellmann, com concepção, coordenação e execução de Cláudia Rohde e Rosângela Cavallin, que buscaram um embasamento histórico para cada peça que enfeitará Canela.

O Secretário de Turismo Ditmar Bellmann salienta que "nesta edição da Páscoa em Canela - 20ª Semana Santa estamos preparando muitas surpresas e novidades.

A decoração colorida e alegre é uma delas. A Praça da Páscoa é o lugar da alegria e parada para um bom chocolate quente, além de ser o palco do grande espetáculo O Semeador, que tem incentivo especial do Prefeito Municipal de Canela Constantino Orsolin. Além disso, muita alegria e diversão pelas principais ruas do centro e também nos Parques de Canela".

A Páscoa em Canela, que é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e Fundação Cultural, conta com patrocínio da Chocolate Caseiro Florybal, de 10 março a 4 de abril, domingo de páscoa.
Programação Religiosa


Programação da Igreja Católica Paróquia Nossa Senhora de Lourdes


QUINTA-FEIRA - DIA 01

20h - Missa do Lava Pés - Igreja Matriz

VIGÍLIA EUCARÍSTICA

De Quinta-feira Santa após a Missa até Sexta-feira Santa antes da Celebração da Paixão


SEXTA-FEIRA SANTA - DIA 02

Confissões na Igreja Matriz até 14h30min 15h - Celebração da Paixão - Igreja Matriz 20h - Procissão do Senhor Morto - Igreja Matriz


SÁBADO SANTO - DIA 03

Das 09h às 11h - confi ssões na Igreja Matriz Das 14h às 17h - confi ssões na Igreja Matriz 20h - Vigília Pascal - Igreja Matriz


DOMINGO DE PÁSCOA - DIA 04

08h - Missa - Igreja Matriz

10h - Missa - Oásis Santa Ângela

10h30min - Missa do Turista, com parti cipação do Coral da Tramontina - Igreja Matriz 18h - Missa - Igreja Matriz



http://www.canela.rs.gov.br/site2009/site/content/home/?session_secao=vivendo

Sevilla. Barrio de Santa Cruz.


Sevilla. Barrio de Santa Cruz.
Upload feito originalmente por josemazcona
É Domingo de Páscoa,



Domingo de Resurrección

"También llamado Domingo de Pascua, es día de alegría por la Resurrección de Jesucristo. Los Evangelios cuentan modestamente la mañana de ese domingo, cuando las mujeres que visitan el sepulcro se dan cuenta de que Jesús ha resucitado.
Hermandad de "La Resurrección": La hermandad nace en 1969 en el seno del colegio de la Purísima, de los Hermanos de las Escuelas Cristianas (La Salle). El primer paso representa a Jesús en el momento de su resurrección, saliendo del sepulcro en presencia de un Ángel.Además, la hermandad procesiona en un paso de palio a la imagen de Maria Santísima de la Aurora. Es la que clausura la Semana Santa en Sevilla."

http://es.wikipedia.org/wiki/Semana_Santa_en_Sevilla


Tradiciones

La Semana Santa sevillana tiene diversas tradiciones que suelen respetarse anualmente por sus seguidores y en muchos casos por los no seguidores, también.
Una de estas tradiciones consiste en estrenar durante el Domingo de Ramos una prenda de vestir.
En la mañana de Domingo de Ramos también es costumbre la visita de los templos, donde se exponen los pasos ya preparados para procesionar durante la semana.
En estas fechas también suelen cambiarse en algunos hogares sevillanos los hábitos alimenticios, comiendo espinacas con garbanzos, bacalao con tomate, torrijas, etc. que son propios de estas fechas.

También es tradicional y gracias a la naturaleza primaveral de la época, que los naranjos regalen sus flores acompañadas de su peculiar aroma, el azahar, envolviendo la ciudad con una fragancia exquisita.

sexta-feira, abril 02, 2010

Semana Santa em Sevilha


Saeta en San Lorenzo
Upload feito originalmente por Luis Corrales
Saeta en San Lorenzo

La saeta

de Antonio Machado


¿Quien me presta una escalera,
para subir al madero
para quitarle los clavos
a Jesús el Nazareno?

Saeta popular


"¡Oh la saeta, el cantar
al Cristo de los gitanos,
siempre con sangre en las manos
siempre por desenclavar!
¡Cantar del pueblo andaluz
que todas las primaveras
anda pidiendo escaleras
para subir a la cruz!
¡Cantar de la tierra mía,
que echa flores
al Jesús de la agonía,
y es la fe de mis mayores!
¡Oh, no eres tú mi cantar!
¡No puedo cantar, ni quiero,
a ese Jesús del madero,
sino al que anduvo en el mar!"


La saeta

Artículo principal: Saeta (música)


Cantando una saeta.

"La saeta es un canto religioso, generalmente improvisado y sin acompañamiento, realizado en las procesiones de Semana Santa y que tiene su origen en el folclore andaluz. Se trata de una melodía de ejecución libre, llena de lirismo y de influencia árabe. Exigen conocer el estilo del cante jondo propio de la tradición musical del flamenco.
Suele realizarse desde cualquier rincón por donde esté pasando la cofradía en el momento más imprevisto, pero cuando más se cantan es a la hora de llegar a su parroquia donde se le rinde culto durante cualquier época del año, desde los balcones, los ventanales cercanos a la misma o a pie de suelo."


http://es.wikipedia.org/wiki/Semana_Santa_en_Sevilla

http://es.wikipedia.org/wiki/sevilla/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sevilha