sábado, fevereiro 27, 2010

Programa de capacitação Lumiar

Idealizada e criada pelo empresário Ricardo Semler, a Escola Lumiar de São Paulo nasceu em 2002 com o Instituto Lumiar – então denominado Associação Lumiar. O Instituto ficou com a atribuição de pensar a proposta pedagógica da escola e de garantir que a prática pedagógica não se afastasse da proposta. A Escola Lumiar Bela Cintra foi inaugurada em 2003 com um grupo de crianças de 2 a 6 anos (somente Educação Infantil) e, hoje, abrange desde o Berçário até o Ensino Fundamental.

Os educadores da Lumiar estão organizados em dois grupos:
- Tutores, cuja função é a de acompanhar e supervisionar um grupo de alunos em todas as suas atividades, interagindo com eles e com seus pais;
- Mestres (professores especialistas), cuja função é a de planejar e coordenar projetos de aprendizagem avaliando o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos que participam desses projetos.

Trabalhando em equipe, mestres e tutores, utilizam-se das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para enriquecer a aprendizagem individual e coletiva.

A participação democrática, forma de gestão participativa em todas as atividades e situações, é formalizada na RODA, assembléia geral da comunidade, realizada semanalmente, voltada para a valorização dos preceitos democráticos em todas as instâncias.

A escola oferece um currículo enriquecido com Projetos eOficinas, além de Módulos de Aprendizagem concebidos coletivamente por tutores, mestres e educandos.

A Fundação RALSTONSEMLER é a mantenedora da Escola Lumiar Bela Cintra.


(fonte:http://www.lumiar.org.br/2009/lumiar.php)

-Site do Instituto Lumiar

http://www.lumiar.org/

-Site da Escola Lumiar

http://www.lumiar.org.br/2009/home.php


-Site da Escola Lumiar Municipal Rural de Lageado

Santo Antônio do Pinhal- São Paulo


http://www.lumiarlageado.org.br/

-Ricardo Semler

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Semler