quarta-feira, janeiro 27, 2010

Fórum Social Mundial-Seminário Temático




EcoAgência > Notícia


Fórum Social Mundial 2010
Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010



Meio Ambiente domina debates sobre a Economia


Para surpresa do numeroso público presente ao auditório da Assembléia Legislativa do RS, os quatro participantes da mesa enfocaram muito mais as questões ambientais e seus desdobramentos, do que os áridos temas da área da economia.



Walter Fagundes / Ag. AL

Sustentabilidade dominou o painel sobre "A Conjuntura Econômica Hoje"

Por Renato Gianuca, para EcoAgência de Notícias

Os seminários sobre a primeira década do Fórum Social Mundial continuaram nesta terça-feira (26). No auditório da Assembléia Legislativa gaúcha, quatro personalidades discutiram o tema “A Conjuntura Econômica Hoje”. Eram eles: a escritora e ativista Susan George, presidente de honra da ATTAC-França; o professor Paul Singer (USP); o professor David Harvey (City University de Nova Iorque); e o sindicalista João Antônio Felício (CUT).

Para surpresa de muitos da numerosa platéia, os quatro participantes enfocaram muito mais as questões ambientais e seus desdobramentos sociais e econômicos. Em vez de única e simplesmente enveredar pelos gélidos debates em torno dos áridos temas da área da Economia.

Durante mais de três horas e com a participação ativa do público, através de risos e muitos aplausos, a escritora e ativista franco-norte-americana Susan George definiu bem o espírito da conferência: “Da Natureza à Economia, idéias e propostas do FSM devem se espalhar e contribuir para a solução desses graves problemas ambientais, sociais e políticos”.

Para Felício, da CUT, sem perder a perspectiva política será sempre necessário debater as várias concepções de desenvolvimento – mas com profundo respeito ao meio ambiente e à dimensão humana. Para ele, a questão ambiental ganhou uma “visibilidade espetacular”, nos últimos anos. E sobre as energias alternativas, frisou: “Não queremos transformar o Brasil em um grande canavial”.

Já o professor Singer preferiu exaltar os camponeses. Para ele, através da agroecologia, os camponeses estão na vanguarda na luta em defesa do meio ambiente. Defensor ferrenho da economia solidária, Singer relembrou a sempre presente e dura luta de classes, onde um pequeno número de megaempresas multinacionais detém um enorme poder sobre as grandes maiorias de trabalhadores em todo o mundo.

O professor de Nova Iorque, David Harvey, concorda com as posições de Singer. Para ele, o neoliberalismo é de fato um projeto capitalista de dominação de classe. E este neoliberalismo não está acabado. Na verdade, segundo Harvey, estaria até mais fortalecido - mesmo com a mais recente crise global enfrentada pelos países dominantes.

Já era quase uma hora da tarde, quando as últimas perguntas e questionamentos do público foram respondidos. Uma conclusão se impõe: embora não seja o ponto central dos debates dos 10 anos do FSM, o problema ambiental deverá se espraiar pelos diversos eixos do grande evento.Isso certamente virá reforçar as palavras de um dos fundadores do FSM, Cândido Grzybowski, citado na matéria da última segunda-feira: “A crise ambiental é tão urgente quanto o combate ao neoliberalismo, que resultou na destruição do meio ambiente em praticamente todas as regiões do Planeta”.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fórum_Social_Mundial

http://www.forumsocialmundial.org.br/

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Just wanted to say hello someplace. Found [url=http://www.google.com/ncr]you guys through google[/url]. Hope to contribute more soon!
-badsblatror

8:59 PM  

Postar um comentário

<< Home