É feira do livro!
“A Feira do Livro não nos pertence, ela é do povo gaúcho, do povo brasileiro”. Essas foram as palavras carinhosamente proferidas pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro, na abertura da coletiva de imprensa para apresentação da programação e da campanha publicitária da 55ª Feira do Livro.
O patrono eleito da edição deste ano, o jornalista e escritor Carlos Urbim, também se referiu ao evento com carinho, dizendo que tentaria “inundar a feira com o sorriso, alegria e vontade de viver”. Urbim se referiu ainda à Feira como “um misto de aventura e gincana”.
Luiz Coronel, diretor da agência Matriz, que pelo segundo ano produz a campanha publicitária da Feira, destacou que o foco deste ano são as emoções que os livros proporcionam. “O livro é o veículo que mais contribui e permanece no fator consciência”, afirmou Coronel.
A coordenadora da Programação Infantil e Juvenil, Sônia Zancheta, enfatizou o crescimento do número de autores (escritores e ilustradores), que pulou de 80 em 2008 para 170 este ano, dos quais a maior parte participa também de outras atividades fora da Feira, em escolas públicas.
Por sua vez, Jussara Rodrigues, coordenadora da programação geral, apresentou os nomes dos autores franceses que participam da Feira, item importante importante das atividades ligadas ao Ano da França no Brasil, a serem realizadas durante a Feira. Jussara citou alguns números que atestam a densidade da programação, como as 38 oficinas, as 173 mesas redondas e as 16 sessões de cinema gratuitas e comentadas. Ao total, são 297 eventos envolvendo, majoritariamente, ciências humanas, os quais buscaram promover “uma verdadeira revolução francesa para abrir o nosso pensamento”, explicou Jussara.
Agende-se - A 55ª Feira do Livro do Livro de Porto Alegre acontece de 30 de outubro a 15 de novembro. E já começa com uma distinção especial: o evento recebeu o Prêmio COMPAHC 2009 – Mérito ao Patrimônio. O reconhecimento foi outorgado pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), pelo fato da Feira constituir parte do patrimônio histórico-cultural da cidade.
Para 2009, está confirmada a participação de 169 expositores livreiros, sendo 118 na Área Geral, 34 na Área Infantil e Juvenil e 17 na Internacional. A Área Infantil e Juvenil abre das 9h30min às 20h, e o restante da Feira funciona das 12h30min às 21h. A critério da Comissão Organizadora, os horários de encerramento poderão ser estendidos até às 21h e 22h, nas respectivas áreas.
A Feira terá a França como País Homenageado, integrando a programação do Ano da França no Brasil. Já Santa Catarina é o Estado Convidado, apresentando destaques de sua produção cultural em um estande na Praça e trazendo atividades preparadas especialmente para a feira porto-alegrense.
O acesso à informação sobre localização de barracas e programação estará facilitado este ano. Serão três balcões de informação – um na área Geral, outro na Infantil e Juvenil e o terceiro na área Internacional. Além disso, a Procempa (Companhia de Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de Porto Alegre) vai instalar três quiosques na Praça, onde o visitante poderá consultar diretamente as informações que deseja.
A 55ª Feira do Livro de Porto Alegre é uma realização da Câmara Rio-Grandense do Livro e conta com os apoios das leis estadual e federal de incentivo à cultura: LIC-RS (Secretaria de Estado da Cultura) e Lei Rouanet (Ministério da Cultura).
http://www.feiradolivro-poa.com.br/
http://twitter.com/feiradolivropoa
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home