quarta-feira, outubro 25, 2006

Sementes Criolas

Cadastro vai mapear uso de sementes criolas

Brasília - Para preservar as chamadas sementes crioulas - de origem natural e que não sofreram alterações genéticas - o Ministério do Desenvolvimento Agrário vai criar um cadastro dos agricultores familiares que usam este tipo de semente em suas lavouras.

As sementes crioulas são derivadas dos cultivos tradicionais, sem a utilização de agrotóxicos ou qualquer outro produto químico. A maior variedade existente desse tipo de semente é de milho e feijão.

No início dos anos 80, um crescente número de grupos de pequenos agricultores do Sul do Brasil abandonou o uso de agrotóxicos, migrando para a produção ecológica de alimentos. Essa mudança criou novamente as condições de solo para o uso de sementes crioulas.

De acordo com o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar, Argileu Martins da Silva, o cadastramento vai permitir que as várias espécies de sementes crioulas existentes no país sejam conhecidas.

Ele informou que somente os produtores cadastrados vão ter direito a receber seguro agrícola, no caso de perda da lavoura, e outros benefícios previstos em programas da agricultura familiar desenvolvidos pelo governo.

O cadastramento deverá ser feito até o dia 30 deste mês, na página da Secretaria de Agricultura Familiar na internet: www.seaf.mda.gov.br/seafcaden. Os produtores que não tiverem acesso à internet podem se cadastrar pelo telefone da secretaria: o código de área é 061 e o número, 2191-9966.

Agência Brasil
Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura ,CONTAG