terça-feira, maio 17, 2011

A LUTA DE CLASSES

A luta de classes foi o nome dado por Karl Marx e Friedrich Engels, para o confronto entre a burguesia e o proletariado. Classes antagônicas no modo de produção capitalista. A luta de classes se expressa nos terrenos econômico, ideológico e político.

Modo de produção é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne as características do trabalho, seja ele artesanal, agropecuário, manufaturado, comercial, industrial, financeiro... São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção: instrumentos , ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas, escritórios, etc.

Existem 6 modos de produção: Comunista Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Comunista.

São conceitos formulados por Marx, para analisar a história da humanidade na linha do tempo. É uma teoria da história.

A historia da humanidade é a história dos modos como os homens obtiveram ou obtém o seu sustento economico ao longo do tempo.

E´ a economia que determina a organizacao social, as relações sociais, o direito, a arte, a cultura, a ideologia, os valores etc..

O ranço escravocrata subsiste no Brasil em algumas relações entre patrões e empregados,tendo como resultado a violência nas relações de trabalho. O sistema escravista portugues colonial ainda vive dentro da sociedade brasileira. Como se o tronco e a senzala ainda existissem.