domingo, dezembro 05, 2010

Centro Agrícola do São João na estrada Canela São Francisco de Paula

Foi exatamente na 1a quinzena do mês de maio de 1994, que um grupo de pais, alunos e o professor Constantino Orsolin tomou posse, de fato, do Centro Agrícola do São João. Foi num sábado.

O professor Constantino Orsolin foi diretor do CIEP por mais de dez anos e é o atual Prefeito Municipal de Canela.

A idéia de o aluno conviver com o elemento terra, nasceu junto com a própria proposta educativa da Escola, quando foi transformada num Centro Integrado de Educação Pública - CIEP. O então Delegado de Educação, da 4a Delegacia de Ensino, professor Orlando Chemello, após análise da proposta da Escola, percebendo a importância de uma educação mais aberta e inovadora, ofereceu a propriedade da E. E. de 1° Grau Incompleto Rui Barbosa, da localidade interiorana do São João. Após vistoria do Diretor da Escola, o mesmo achou oportuno aceitar a oferta do professor Chemello.

Num planejamento criterioso, junto com o agrônomo Armódio Franco, ali se iniciou uma das maiores transformações educacionais do Estado RS. Por ser um terreno íngreme, ficou definido que o trabalho básico ficaria centralizado na produção de frutas, verduras, legumes, cana-de-açúcar e produção de e ovos.

Após doze anos de trabalho, ali estão plantadas 4.500 mudas de árvores frutíferas (laranjeiras, bergamoteiras, limoeiros, figueiras, caquizeiros, pessegueiros, parreira...). Junto a isto, produz ovos.

Em 1998, a Escola implantou um projeto inédito, ou seja, o de produção caseira de melado, pão, cucas, bolachas, massas, schmias, conservas e suco de uva.

No ano de 2002, o Centro Agrícola iniciou uma nova atividade: o plantio e cultivo de parreiras. São 1.200 pés de videiras para produção de suco, geléia, schmia, vinagre e vinho. Também servira para o consumo "in natura" da própria uva.

As próximas lutas do Centro Agrícola são: uma agroindústria, ampliação da Escola e a transformação do Centro em um ponto turístico.


Mas o mais importante é o aprendizado do aluno. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio passam o dia estudando, estando reservado aos alunos da 5ª série para cima o aprendizado agrícola. No Centro Agrícola, o aluno estuda, capina, aduba, colhe e usufrui da maravilha que é a lida com a terra. Toda a produção não usa agrotóxicos.

Toda a produção do Centro Agrícola é para o consumo da própria Escola. O Centro Agrícola está localizado a 6.4km da Escola.
Por fim, o Centro Agrícola é também o espaço onde a Escola endereça o lixo orgânico.

O Centro Agrícola é administrado por uma diretoria, estando à frente da mesma o senhor Ivanir Pedro Basei - Baninho.

Em novembro de 2004, o Círculo de Pais e Mestres da Escola adquiriu mais uma área de terra, próxima ao atual Centro Agrícola. São 119.672 metros quadrados, onde parte da terra está destinada à preservação ecológica e parte para produção agrícola: cebola, verduras, aipim, batata inglesa, batata doce, cana de açúcar, feijão, milho, temperos e frutas. Esta área custou R$60.000,00
.
Voltar à Home Page
HOME | INSTITUCIONAL | PROJETOS | CALENDÁRIO ESCOLAR | NOTÍCIAS | CONTATO



http://www.neusamaripacheco.com.br/agricola