sexta-feira, novembro 26, 2010

A MELHOR ESCOLA PÚBLICA DO BRASIL É O CIEP DE CANELA


Cadetral de Pedra - Canela
Upload feito originalmente por Juliano Pavan




PROJETO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTADUAL DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU NEUSA MARI PACHECO


O Projeto Político Pedagógico visa única e exclusivamente favorecer o aluno no seu processo educativo, o professor como coordenador desta proposta e o pai como o grande parceiro.
Dentro disto a Escola desenvolve nos seus alunos, as habilidades, as potencialidades, a criatividade e a cidadania, visando à profissionalização, o bem-estar social e o desenvolvimento integral
do aluno.
Também oportuniza condições que favoreçam o desenvolvimento das disciplinas obrigatórias, acrescentando-se as áreas: agrícola, ecológica, desportiva, artística, cultural, científica, profissional, psico-médico-odontológica, nutricional, idiomática, turística e religiosa.
A construção de todo o projeto administrativo, pedagógico e financeiro se centraliza na participação de todos os segmentos da Escola, na democracia, no conhecimento popular e científico e, ideologicamente, na pluralidade de idéias, com ações homogêneas e globais, exigindo avaliação constante e o fomento de novas experiências, agindo preponderantemente de forma interdisciplinar.
Sendo assim a Escola funciona em regime seriado, de turno integral, profissionalizante com uma ampla estrutura administrativa, para uma forte consecução pedagógica e uma importante estrutura financeira.
Assim, as atividades complementares são essenciais, vitais para molhar a aridez das disciplinas obrigatórias e tornar a educação um processo mais dinâmico, lúdico, atraente e com isto diminuir drasticamente a evasão e a repetência. No Ensino Regular do noturno são introduzidos novos projetos e propostas para torná-lo mais sedutor.
Mas o que mais importa é que toda a construção desta proposta é participativa, coletiva, dinâmica e democrática, pois é preciso sonhar, no sonho projetar, no projeto realizar e dar continuidade, porque o ser humano nunca pode se acomodar deve buscar sempre. Deve criar novas lutas, novas opções, novas buscas. Deve sempre buscar o que é imediato para resolver e, ao mesmo tempo, erguer o olhar e buscar utopias, desejos mais distantes. Deve ser fiel à vida que o interpela, que exige ações, que ame, grite, que deseje mais, para que seja sujeito de sua própria história, agente e assim construir sua cidadania.
É dentro de nossa Escola que, na atualidade, o aluno encontra o lugar mais fértil para o desenvolvimento de sua cidadania. Afinal, a concepção que nós construímos de Escola é que ela é como um time de futebol, de handebol, de voleibol, onde todos treinam, jogam, atacam, defendem, vencem; é como um conjunto musical, uma banda marcial, um grupo de teatro, de dança, onde todos ensaiam, são desafiados; é como um conjunto de varas, uma colméia de abelhas. Enfim, é um grande conjunto, onde todos fazem o seu papel e, assim, o projeto avança sem parar, sem esquecer que todos devem também participar na manutenção desta proposta, inclusive o Governo do Estado.
Porém para a consecução destas idéias é preciso manter a atual estrutura, aperfeiçoá-la, construir o que falta, avançar nas ações do Centro Agrícola, Centro Ecológico, no Teatro, no Canto e Música, na Profissionalização, no Turismo, na Saúde, na Alimentação, na Banda, Coral, Jornal Mente Aberta, nas Línguas Estrangeiras... para tomar o processo ensino-aprendizagem o mais propício e agradável possível. Enfim é preciso desenvolver o máximo de ações, para atingir mais completamente todo o corpo e o ser humano.
Também existe a necessidade de regimentar as novas idéias, avaliar permanentemente todo o processo de acolhida do aluno, sua estadia e sua saída da Escola, a participação das Instituições, Serviços, Clubes... E imperioso estabelecer e fazer valer um conjunto de normas para que todos possam ir e vir com melhor respeito, dinamismo, transparências possíveis. Enfim, eis um Projeto Político Pedagógico simples, profundo, real, o que bem demonstra que, quando é oportunizada a autonomia, as escolas sabem dar suas respostas. Nos últimos 12 anos o Bairro Canelinha se preocupa em proporcionar uma Escola de qualidade para suas crianças e adolescentes. Em 1992, por determinação do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Alceu de Deus Collares, foi autorizado o CIEP Profissionalizante da E. E. de 1° e 2° Graus Neusa Mari Pacheco.
No dia 28 de dezembro de 1992, as obras do CIEP foram iniciadas pela Empresa OPEN ENGENHARIA E PROJETOS LTDA, vencedora da concorrência e graças a uma série de 23.000 m2 doados pela Prefeitura Municipal de Canela. À medida que a obra ia crescendo, a proposta pedagógica do CIEP foi surgindo. A base desta, proposta pedagógica é oriunda do antigo projeto chamado "Centro de Lazer, Cultura e Profissionalização".

Segundo a proposta o Turno Integral foi implantado por estes motivos:

a) para ocupar as crianças e adolescentes no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho;
b)para preparar os jovens para o mundo do trabalho e para o aluno concluinte do 2° Grau para a Universidade;
c) para socializar as crianças e adolescentes para a cidadania;
d)para criar hábitos de estudos;
e) para aliviar as tensões com a ausência dos pais e de um espaço físico para a aventura;
f) para suprir a ausência de vitaminas, proteínas,... e de um acompanhamento médico e
odontológico;
g) para proporcionar momentos de aprofundamento e criatividade dos conteúdos ministrados;
h) para suprir a falta de opções dos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;
i) para desenvolver o aluno desde o cultivo da terra à eletrônica.

FILOSOFIA DA ESCOLA

"É preciso sonhar, no sonho projetar, no projeto realizar e dar continuidade..."


EXPLICAÇÃO DA FILOSOFIA DA ESCOLA

*Pela luta por melhorias sociais impregnada no bairro Canelinha, onde a escola se situa;
*Considerando o alto esforço que a Escola, como um todo, faz para propor uma educação mais atraente e inovadora, diminuindo os índices de evasão e repetência;
*Considerando o projeto próprio da Escola, elaborado após 18 anos de reflexões e experiências, onde prioriza, além das disciplinas obrigatórias, as áreas agrícola, ecológica, desportiva, artística, cultural, científica,profissional, turística, idiomática, psico-médico-odontológica, nutricional e religiosa;
*Considerando que o sonho é altamente benéfico à educação. Contudo, sonhar é pouco: é preciso projetar. Mormente, apenas o sonho, os projetos não dão retorno ao educando, pois, somente com a realização dos projetos sonhados é que se alcança uma educação de qualidade e, portanto, libertadora.
Assim, esta filosofia sonha, projeta e, acima de tudo, realiza e dá continuidade.

Objetivo Geral da Escola

“DESPERTAR AS HABILIDADES, AS POTENCIALIDADES E DESENVOLVER A CRIATIVIDADE, A CIDADANIA, VISANDO À PROFISSIONALIZAÇÃO, O BEM-ESTAR SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO.”

Objetivos específicos

No atendimento aos objetivos do Ensino Fundamental e Médio a Escola oportuniza ao aluno condições que favoreçam o desenvolvimento das disciplinas obrigatórias, acrescentando-se as áreas agrícola, ecológica, desportiva, artística, cultural, científica, profissional, psico-médico-odontológica, nutricional, idiomática, turística e religiosa.
A construção de todo o projeto administrativo, pedagógico e financeiro da Escola se centraliza na participação de todos os segmentos da Escola (professores, funcionários, pais e alunos), na democracia, no conhecimento popular e científico e, ideologicamente, na pluralidade de idéias, com ações homogênicas e globais, exigindo avaliação constante e o fomento d novas experiências, agindo preponderantemente de forma interdisciplinar.

OS 12 ITENS MÁGICOS DE NOSSA PROPOSTA
Após várias experiências, depois de longos anos de debates, reflexões, avanços e recuos, choros e risos a comunidade escolar conseguiu elaborar seu próprio Regimento. Nele algumas palavras são a essência, o charme, o oxigênio da caminhada. Para sermos mais exatos 11 são as palavras que inspiram todo as nossas projeto educativo. Com isto o aluno terá a oportunidade de um amplo desenvolvimento bio-físico-emocional, sócio-esportivo-cultural, profissional e ambiental através das áreas:

· Agrícola
· Artística
· Científica
· Cultural
· Desportiva
· Ecológica
· Idiomática
· Nutricional
· Profissional
· Psico-médico-odontológica
· Religiosa
· Turística

Em todas estas áreas já existem trabalhos extremamente eficazes e que ajudam enormemente para que o ensino-aprendizagem desta Escola se tome mais leve, atraente, cheio de desafios. Alunos e professores estão sempre envoltos com SURPRESAS.

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Igreja matriz de Canela no Natal

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Museu do Caracol

http://www.neusamaripacheco.com.br/noticias/ESCOLA%20CAMPEÃ%20-%20PRÊMIO%20SESI/156/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Índice_de_Desenvolvimento_Humano