sábado, outubro 23, 2010

Dilma e Serra Não Apresentam Propostas Concretas sobre a Amazônia- Leia Opiniões de Diversos Especialistas em "O Eco"

http://www.oecoamazonia.com/br/reportagens/brasil/75-cade-a-amazonia-na-campanha-eleitoral


A OPINIÃO DE MARY ALLEGRETTI, antropóloga e professora visitante das universidades Yale, Chicago, Florida e Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos

“É preciso priorizar obras também em benefício da sociedade local. A Amazônia não pode ser vista como mina – vai lá, tira o valor e deixa o buraco. Há uma combinação fatal entre só falar e escrever sobre sustentabilidade enquanto se executa a insustentabilidade.

Acertos de FHC:

cancelou o Avança Brasil [programa que previa grandes obras de infraestrutura na Amazônia, como a pavimentação de estradas e hidrelétricas] e fortaleceu o Ministério do Meio Ambiente.

Erros:

ausência de projeto para substituir o Avança Brasil e falta de avanço em políticas sociais.

Acertos de Lula:

Política Florestal e criação de Unidades de Conservação.

Erros:

materialização do modelo de infraestrutura dos militares, falta de respeito aos indígenas e redução dos programas sociais à Bolsa Família sem perceber que pobreza na Amazônia não significa fome, mas falta de oportunidade de desenvolver o potencial de recursos naturais”.


PEQUENA BIOGRAFIA DE MARY ALLEGRETTI

Mary Allegretti

Local: Curitiba : Pr : Brasil

Quem sou eu

Sou antropóloga e trabalho na Amazônia desde 1978. Minha área de pesquisa é movimentos sociais e políticas públicas, especialmente os seringueiros e as reservas extrativistas.

Tenho Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Sou consultora independente e professora visitante em diferentes universidades nos EUA: Yale, Chicago, Flórida e Wisconsin-Madison.

Trabalhei com Chico Mendes de 1981 a 1988 divulgando sua luta e suas propostas no Brasil e no mundo. Fui Secretária de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente de 1999 a 2003.

Ganhei os seguintes prêmios: Medalha de Meio Ambiente da Better World Society em 1989; Prêmio Global 500 da ONU, em 1990; Medalha de Ouro do WWF em 1991,Prêmio Chico Mendes de Florestania em 2005 e Prêmio Ford de Conservação Ambiental em 2008.

Entre em contato: m.allegretti@uol.com.br

http://www.maryallegretti.blogspot.com/

VEJA TAMBÉM MEU BLOG NO PORTAL AMAZÔNIA :

http://colunas.globoamazonia.com/maryallegretti/