terça-feira, janeiro 20, 2009

Barack's step-grandmother Sarah Obama holds a press conference in





OBAMA CHEGOU

Texto da Senadora Marina Silva escrito para O Blog do Altino-Acre

A partir de hoje Barack Hussein Obama deixa de ser hipóteses e especulações e passa a ser realidade. E terá que se confrontar com milhões de expectativas internas e ao redor do mundo.

As divagações se misturam às análises baseadas em números e correlações políticas. Na crise econômica, no Iraque, na guerra incessante no Oriente Médio, nas carências da África, no impulso às medidas para enfrentar o aquecimento global, no fim de Guantanamo e do embargo a Cuba, na mudança da postura belicista e intervencionista, em tudo espera-se que Obama coloque a mão de maneira nova, diferente, histórica.

O período de transição entre a eleição e a posse reduziu a ansiedade e mostrou uma postura cautelosa, cheia de mediações. A conjuntura justifica todo o cuidado. A crise econômica só fez piorar desde novembro. O noticiário da véspera da posse fala no maior índice de desemprego nos últimos 16 anos. Numa única semana foi anunciado o corte de 50 mil vagas. E os demais indicadores também não vão nada bem.

As previsões são de que o presidente tenderá a ser conservador para enfrentar essa maré, o que significa, por exemplo, manter ou até radicalizar na política protecionista prejudicial aos países em desenvolvimento. Mas nada justifica acreditar que Obama se manterá nos limites da cartilha. Ao contrário, ao que tudo indica está procurando saídas inovadoras, que não reduzam a crise a respostas previsíveis de curto prazo. Isso aparece no relevo dado ao trato de questões de fundo, ao mesmo tempo em que se equaciona o impacto imediato da crise.

Propostas para meio ambiente, ciência e tecnologia e educação mostram a presença da perspectiva de médio e longo prazos nas soluções para as urgências. A manifesta intenção de reduzir significativamente a emissão de gases estufa e a criação de empregos "verdes", ou seja, decorrentes de investimentos em energias limpas, são pontos fortes da inovação comprometida com o longo prazo e acompanham a tendência mundial para reagir à crise ambiental.

A Folha de S. Paulo desta segunda-feira fala de estudos que alimentaram a equipe de transição de Obama e projetam um excelente retorno do investimento em energia limpa. Ele cria cerca de duas vezes mais empregos do que o gasto em combustíveis fósseis. Além disso, um investimento de 100 bilhões de dólares em eficiência energética e tecnologia renovável poderia criar dois milhões de vagas em dois anos.

Ao lado das equipes que apostam na modernização estarão, porém, no mesmo governo, os membros da área econômica que fazem a ponte com os setores mais conservadores da sociedade americana, tradicionalmente avessos a concessões à preservação do meio ambiente e descrentes em soluções ambientalmente corretas.

A grande demonstração de sabedoria de Obama será manter esses lados em equilíbrio para que as tendências inovadoras tenham pelo menos a chance de se firmar e se capilarizar nos processos de governo e junto à sociedade. O que se espera de Obama, mais do que implantar novidades imediatas, será criar as condições para o florescimento e consolidação de mudanças que já estão em curso nos Estados Unidos e se revelaram durante o período eleitoral.

A própria eleição de um presidente negro, de nome Barack Hussein, é uma quebra de paradigma simbólica de um novo arranjo de forças alicerçado mais na sociedade do que no jogo político-partidário.

Há muito não se via tanta energia política numa eleição americana e essa energia, vinda sobretudo da participação da juventude, não dá mostras de que se recolherá após a posse de Obama. Tomara que não. Tomara que continue lembrando cotidianamente que votou na mudança e quer a mudança. É um antídoto necessário e fundamental contra as armadilhas do poder e as pressões sub-reptícias.

Ao contrário da frase infeliz e subserviente de algumas décadas atrás - o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil - talvez hoje se possa dizer que a renovação política americana será boa para o mundo.

O presidente Barack Obama, com seu carisma, credibilidade e habilidade já demonstrados, tem tudo para ser a figura chave dessa renovação. Que não esqueça a sua bela história de vida, da qual a diversidade e o respeito às diferenças são parte essencial. Que não esqueça nunca a figura ousada, generosa e intuitiva da mãe, Stanley Ann, de quem disse: "o espírito mais generoso que já conheci; o que existe de melhor em mim eu devo a ela".

Ela se casou com um africano, depois com um asiático, morou na Indonésia, dedicou-se a defender os direitos das mulheres trabalhadoras e a criar o microcrédito para os pobres. E acima de tudo, criou os filhos de maneira não-convencional, mas respeitando sua autonomia e exigindo que explorassem suas capacidades e talentos. Na Indonésia, acordava Obama às quatro da manhã para que estudasse inglês e ouvisse discursos de Martin Luther King.

Que Obama tenha tirado dessa convivência o essencial para ser um grande presidente: a sensibilidade, o despojamento, a generosidade e a determinação. É de onde pode vir a força que inspirará a política e a economia para fazer a nação mais poderosa do planeta se mover.

◙ Marina Silva é professora secundária de História, senadora pelo PT do Acre, ex-ministra do Meio Ambiente e colunista da Terra Magazine.

PUBLICADO POR ALTINO MACHADO ÀS 08:04

2 COMENTÁRIOS:

Edson disse...
Como sempre beleza de artigo de nossa Senadora. No final falando dos cuidados da mãe do Presidente Barack Obama, quando o acordava às 4 da manhã, vejo que isso está faltando para nossos filhos, DISCIPLINA.

5:47 PM
Cristina Sartori disse...
Como posso blogar este texto?

2:30 PM
POSTAR UM COMENTÁRIO

Os comentários neste blog passam por minha moderação, o que me confere o direito de publicá-los ou não. Textos assinados por mim refletem exclusivamente a minha opinião e não a das instituições para as quais trabalho ou venha a trabalhar. A reprodução é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.


LINKS PARA ESTA POSTAGEM

morenocris: taí o vaso...
morenocris: ler blog's. fiquei encantada. passou tanta gente em ...
morenocris: hilda hilst e * !!!
História Geral, do Brasil e do Acre: 10.000 visitas em menos de 6 ...
Criar um link

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
ALTINO MACHADO

Acreano, ex-repórter dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo, para os quais trabalhou durante 10 anos, em Rio Branco, Goiânia, Brasília e Manaus.


32 Online


E-mail do blog

"Também li no blog de Altino Machado, o de maior prestígio no Acre, a entrevista em que a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri afirma: “O extrativismo florestal está falido”". (Zuenir Ventura)

"O repórter Altino Machado conduz o blog mais conceituado do Estado do Acre". (Josias de Souza)

"Cada um pode fazer o seu blog. Dificilmente vão ter a qualidade do blog do Altino. Mas cada um pode fazer o seu. O Altino se especializou nisso. Qualquer garoto pode fazer um instrumento poderoso de comunicação, de denúncia, de construção de uma idéia nova ou do fortalecimento de um paradigma de sociedade." (Governador Binho Marques aos jornalistas do Acre)

"Altino Machado é o melhor blogueiro do Acre". (Ricardo Noblat)

"Altino Machado escreve o blog mais famoso do Acre". (Glória Perez)

"Altino parece não apreciar muito os irmãos Viana — Jorge, o ex-governador, e Tião, o senador. Aqui e ali, talvez eu note certa simpatia por Binho Marques, sucessor de Jorge, também petista e eleito com o apoio da dupla". (Reinaldo Azevedo)

"O weblog do Altino Machado é o veículo de comunicação mais temido e bem informado do estado. Quando o governador quer que alguma notícia repercuta além da imprensa oficial, é para Altino que ele liga, apesar de eventualmente levar uma cutucada de seu blog". (André Vieira - Rolling Stone)

"Periodicamente tomo notícia dos feitos do meu amigo Altino, grande repórter que sempre foi e continua sendo". (Edilson Martins)

ARQUIVO DOS ARTIGOS

▼ 2009 (37)
▼ Janeiro (37)
"AMBULANCHA"
A LIÇÃO AMERICANA
CRIME DA MOTOSSERRA
PIOLHO DE PREGUIÇA
ELETROACRE DIVULGA NOTA
LULA RIFA TIÃO VIANA
ACIDENTE AMBIENTAL NO RIO PURUS
OBAMA CHEGOU
ELETROACRE DERRAMA DIESEL NO PURUS
NO REINO DA FLORESTA
VALE UMA CERVEJA
APAGÃO CASTIGA RIO BRANCO
NO CENTRO DA CIDADE
SAI ANÍBAL, ENTRA ANÍBAL
SEGURANÇA PÚBLICA
ANDES VIZINHO
BRENDINHA
COISAS DO ACRE
NEM BANDIDOS NEM MOCINHOS
O FUTURO DA ENERGIA
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL EM BELÉM
IMAGENS DO TERROR NA FAIXA DE GAZA
FEIRA
EM BUSCA DA ALMA PERDIDA
VISITANTE À MESA
ACRE NÃO EXISTE
DECISÃO DA JUSTIÇA FAVORECE BLOG
LUIZ CRAVO DÓREA
OS HOMENS QUE CORREM
ESTUPIDEZ DA GUERRA
OK! TÁ ERRADO
BELÉM ESPERA MAIS DE 100 MIL NO FSM
DIÁRIO DA JUSTIÇA DO ACRE
DONA CELY MELO DA COSTA
ANTONIO ALVES E FERNANDO FRANÇA
NÃO SOMOS INÚTEIS
EU SÓ CONSIGO SENTIR VERGONHA
► 2008 (949)
► 2007 (1116)
► 2006 (967)
► 2005 (739)
► 2004 (75)
RECOMENDADOS

A Flora
A Nova Corja
A Voz das Selvas