Zen e Preconceito
19 Anos Depois
Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas, lugares ou tradições diferentes daqueles que consideramos nossos. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual.
Os antropólogos nos ensinam que, ao avaliarmos os costumes de outros povos temos têndencia de partir de nossos valores culturais, o que representa uma atitude etnocêntrica. Quando isso acontece, corremos o risco de procurar neles "o que lhes falta" e esquecemos de ver com clareza o que eles são de fato.
O preconceito leva à discriminação quando pessoas são classificadas pela sociedade " diferentes" (tais como pobres, negros, homossexuais, mulheres, idosos e doentes mentais) são considerados inferiores e excluídos dos privilégios desfrutados por aqueles que se consideram "melhores".[1]
As atitudes preconceituosas podem ter inúmeras causas, desde a maneira como aprendemos a lidar com certas pessoas até problemas interpessoais exteriorizados naqueles que desprezamos; e consequencias infelizes, principalmente quando pessoas realmente capazes são excluidas por terem algo que as diferencia das demais.
[editar]Combatendo o preconceito
O preconceito é algo comum em nossa sociedade, sendo que todos nós possuímos algum tipo de preconceito em frações diferentes. Cada pessoa têm seu modo de pensar, agir, e de se comportar, e ninguém muda sua opinião pela do outro, porque se fosse assim não haveria tantos desentendimentos e violência.
O mal do homem é querer sempre crescer em cima do próximo, querer se mostrar certo em suas opiniões. Preconceito é crime, mas difícilmente você vê denúncias contra os "criminosos". Se pararmos para poder pensar, a quantidade de crime por racismo, e a quantidade de denuncias por esses atos, veremos que é uma porcentagem muito pequena equivalente as denúncias.
A partir do momento em que o homem colocar em mente, que todos somos iguais como homens mas diferentes entre si, possuindo personalidade, gosto, e costumes diferentes o mundo será melhor. Podemos então dizer que o combate ao preconceito começa a partir da consciência de cada um.
Texto da Wikipedia.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home